Como Tratar Unha Machucada

Primeiramente é importante sabermos o por que das unhas serem importantes para o nosso corpo. Através das unhas é possível descobrir algumas doenças, que as vezes podem estar relacionada à falta de zinco e cálcio no corpo, segundo o dermatologista Aloísio Gamonal.

Sua função principal é proteger as extremidades dos dedos, impedindo a entrada de vermes e bactérias que podem prejudicar a nossa saúde. É recomendado que pessoas com unhas frágeis não usem esmaltes. Pois se existir alguma inflamação é necessário deixar a região limpa e descoberta para poder cicatrizar.

Para fortalecer as unhas e ajudá-las a proteger nosso corpo é necessário ter uma boa alimentação. Temos que ingerir alimentos verde-escuros como espinafre, feijão, ovos e iogurte para manter a saúde das unhas em ordem.

Como devo tratar uma unha machucada?

Para fazer um tratamento correto em uma unha machucada, é necessário antes de tudo, saber qual é o tipo de ferimento. Se você sofre com falta de vitaminas, é comum que você fique com as unhas quebradiças ou falhadas.

Como devo tratar Unhas Quebradiças?

De manhã e à noite, deve-se aplicar óleo apropriado para as mãos ou creme. Enquanto continuar a apresentar problemas, mantenha as unhas curtas para não agravar a inflamação.

Como devo tratar Unhas Falhadas?

Quando o problema são falhas nas unhas, você deve aplicar sobre elas um anti-irritante, que tem em sua composição a glicerina e o ácido bórico. Siga as orientações de um farmacêutico para realizar essa mistura adequadamente.

Como devo tratar Unhas Estriadas?

Estrias nas unhas acontecem por conta de um pequeno tumor subungueais. Você pode tratar as estrias nas unhas limpando e cortando as unhas. Quando há inflamação pode surgir um quisto na unha, se esse for o caso, você deve solicitar um tratamento médico.

Como devo tratar Unhas Negras?

Quando você sofrer uma pancada grave na unha, pode ocorrer hemorragia subungueal, e é essa hemorragia que faz com que a unha fique negra. Em casos de uma batida muito forte é possível que a unha caia, e se persistir a dor é necessário realizar uma cirurgia para a remoção da unha.

Como evitar que as unhas fiquem doentes?

Através cor e da aparência das unhas é possível que os dermatologistas sejam capazes de detectar algumas doenças como o hipotiroidismo. Veja a seguir os aspectos mais conhecidos que devem ser analisados pelo médico.

  • Unha seca e quebradiça: Está relacionada à hipotiroidismo e menopausa.
  • Unhas Amareladas: Normalmente representa o tabagismo e ou diabetes.
  • Unhas Azuladas: Doenças ligadas ao pulmão.
  • Unhas Esbranquiçadas: Podem ser doenças renais ou linfáticas.
  • Unhas com manchas brancas: Deficiência de alimentos.
  • Unhas manchas escuras: Algumas vezes pode ser câncer de pele.

Muitas doenças podem ser evitadas com o simples cuidado higiênico com as suas unhas. Em caso de dúvidas sempre procure um médico.