Como fazer um bom churrasco


Com certeza uma das preferencia para quase todo brasileiro é um bom churrasco. Reunir os amigos e/ou a família para jogar conversa fora e se deliciar com um bom churrasco é muito bom, porém, para fazer um churrasco perfeito é necessário seguir alguns passos fundamentais que todo churrasqueiro precisa saber para que tudo de certo.

A primeira coisa a se fazer é ter uma estimativa da quantidade de pessoas que irão participar do seu churrasco, assim será possível ter uma estimativa de tudo que precisará ser comprado. Tratando da carne, pode ser calculado uma média de 400 gramas por pessoa.

1° Dica – Tenha uma boa variedade de carnes. Cada pessoa tem suas preferencias, então se você diversificar, será mais provável que você consiga agradar a todos os convidados. Normalmente as carnes preferidas em um churrasco são carnes bovinas, seguidas pela suiná e depois o frango com linguicinhas diversificadas. O pão de alho tem se tornado cada vez mais frequente em churrasco, sendo apreciado por quase todas as pessoas, então pode apostar nesta delicia sem receio, assim como em saladas.

Entre os cortes mais desejados em um churrasco estão a picanha, alcatra, maminha, fraldinha, costela e cupim. Todas são carnes saborosas e macias.

2° Dica – A gordura da carne é responsável pelo sabor e maciez, então é extremamente necessário que na hora de compra a carne você tenha atenção a quantidade de gordura intramuscular, aquelas fibras brancas, quanto mais, mais saboroso o seu churrasco irá ficar.

3° Dica – O tempero para churrasco é onde muitos novatos comentem o erro de usar temperos caseiros, ou aqueles temperos prontos que encontramos em supermercados. Nada disso é necessário, use apenas sal grosso puro (sem temperos adicionais). Recomenda-se que apenas uns cinco (5) minutos, antes de levar a carne ao fogo que o sal seja usado. Não tenha medo de colocar muito sal, pois quando a carne estiver quase pronta, você poderá remover o excesso, batendo um pouco a carne.

4º Dica – Saber preparar o fogo é outro critério essencial para um bom churrasco. Recomendamos que você escolha um bom carvão de eucalipto, sempre que seja possível encontrar e comprar. Para acender o fogo, recomenda-se o uso de álcool em gel, pois o uso de outros produtos podem provocar uma alta combustão, além de agregar sabores estranhos ao seu churrasco. Caso você não tenha álcool em gel, uma boa dica é enrolar um pedaço de papel (pode ser aquele do saco do carvão), coloque ele no centro do carvão que esta na sua churrasqueira e despeje um pouco de óleo de soja (aquele comum de cozinha mesmo) sobre o papel e o carvão, coloque fogo no papel e pronto.

Caso você tenha dúvidas, converse com seus convidados, em todo grupo de amigos e/ou familiares existe o “especialista em churrasco”, que poderá te ajudar. E lembre-se sempre de ter cuidado e muita atenção ao preparar churrascos pra evitar acidentes.

 


Como fazer um bom churrasco



log in

reset password

Back to
log in